A minha alma nunca será atingida. Decidi viver. Prepare-se para a briga!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A QUIMIOTERAPIA ACABOU...O LIVRAMENTO ACONTECEU...DEUS!





Bom, nem sei por onde começar. Estou ainda em estado anestésico...

Vou tentar fazer uma retrospectiva rápida e chegar ao ponto.

Antes de fazer a mastectomia foi preciso que eu fizesse um exame chamado Imunoistoquimica. Este exame é bem preciso e ele serve para descobrir de  forma bem grosseira qual era o tipo de tumor que estava em minha mama, o tanto que ele era agressivo e do que ele se alimentava.

Quando este resultado chegou fiquei muito feliz, pois segundo meu mastologista era o resultado mais desejado para quem tem câncer de mama...o tipo menos agressivo, tamanho considerado pequeno e reagia 100% ao tratamento hormonal, que é um remédio que temos que tomar por 5 anos.

Depois que operei foi feito outro exame onde seria estudado patologicamente a mama retirada. Neste exame foi confirmado o grau de agressividade, a quantidade de células proliferativas , além do tamanho. Novamente fiquei feliz...tudo no resultado mínimo...tudo satisfatório.

Esses exames seriam fundamentais para se escolher o tratamento que eu faria. Lembrando que não tive comprometimento axilar, e não foi preciso então retirar os linfonodos. 

Excelente notícia também.

Quando tinha tudo em mãos precisava escolher um oncologista que é o profissional que direciona e acompanha o tratamento seja ele qual for. Meu plano de saúde São Bernardo anda caindo muito em qualidade, então fiquei meio que restrita quanto a escolha, considerando é claro que eu FARIA QUIMIOTERAPIA. Isso me foi afirmado pelo MASTOLOGISTA, com base no que ele ACHAVA.

Digo isso, porque o mastologista CHUTOU que eu faria e neste chute eu trabalhei meu emocional.

Fiquei entre consultar em um hospital referência em Câncer com uma ala só para isso ou uma nova oportunidade em uma clinica nova que aceitava meu plano e fazia QT há 1 ano.

Em nenhum momento considerei ouvir outro médico que não fossem desses dois lugares, afinal eu faria quimioterapia e então teria que consultar em um lugar onde meu plano cobrisse as aplicações.

A ansiedade e vontade de que tudo aconteça logo tomam a alma da gente. Eu tinha apenas 36 dias de operada, e a essa altura já havia passado por uma oncologista que não vou citar o nome , no qual me passou um protocolo de 4 ciclos da QT vermelha ( conhecida por nos deixar sem um fio de cabelo após 15 dias da primeira aplicação ) e 12 da branca ( conhecida por nos deixar com dores pelo corpo, tontura e etc ).

Questionei o porque da escolha desse protocolo e ela disse: idade, histórico familiar e tamanho do tumor.

Bem , ela é formada, estudou pra isso, deve saber mais do que eu.

Fiz a primeira e graças a Deus reagi muito bem.

Passado uma semana , uma amiga chamada Janaina insistia para que eu fosse a um médico chamado Fernando e eu disse que não iria, porque estava indo bem no tratamento  e ele também não aceitava meu plano, na verdade eu supus...não sabia.

A Janaina tinha um caso próximo a ela de erro no tratamento de uma amiga que também trata CA de mama com metástase óssea, e este médico que ela citou ajudou essa amiga.

Nesta mesma semana fui ao cirurgião plástico e falei que algo dentro de mim dizia que alguma coisa estava errada, me sentia incerta do tratamento e minha mãe também achava aquela quantidade de ciclos extensa demais. Era uma intuição, mais uma vez algo me alertava.

Ele então falou de um amigo oncologista muito bom e que eu iria gostar muito dele, e que mesmo que ele não atendesse pelo meu plano seria interessante pagar particular para ouvir uma segunda opinião.  Adivinhem quem era esse amigo? o tal MÉDICO que a amiga queria que eu procurasse.

Definitivamente achei aquilo um sinal. Na mesma hora meu cirurgião ligou pra ele que prontamente disse que me atenderia na próxima semana, pois iria a um congresso brasileiro.

O médico já estava ciente que eu havia feito o primeiro ciclo e disse que não teria problema de esperar para a próxima semana.

A essa altura eu teria que colocar o cateter, no mesmo dia que seria a consulta, então decidi também por intuição não colocar o cateter e ir a consulta.

Meu cabelo caindo, caindo e algo dentro de mim se revirando. Era uma sensação que não sei agora como definir.

Bem, a consulta seria em uma terça feira e a segunda quimio na quarta feira da outra semana...faltava então 9 dias.

Quando cheguei ao médico as minhas pernas tremiam e eu pensava: meu Deus, porque estou assim? Porque esse nervoso? Parecia que ia receber o diagnóstico do CA...e era mais ou menos isso de certa forma.

O médico era amistoso, cara boa, se desculpou por não ter podido me atender antes...começamos a conversar, ele perguntou sobre filhos, se gostaria de ter outro...foi analisando meus exames, analisando, até que: Andreia, porque você está fazendo quimioterapia? Um gelo tomou todo meu corpo, minha cabeça começou a latejar, meu nariz entupiu,tudo naquele segundo.

Oi? Como assim?

Andreia, pelo que vejo aqui você não precisa de quimioterapia...deixa eu terminar de olhar os exames.

A primeira pergunta que fiz foi: meu cabelo vai cair? E ele disse: vai...com certeza...só um milagre.

Na sequência uma série de informações que não havia recebido da outra profissional. E descobri ainda através da tomografia que havia feito a pedido da outra médica que eu estava com um principio de enfisema pulmonar...e aquelas bolhas que eu vi no laudo e questionei com a médica e segundo ela eram nada...só resquícios de algo mal tratado, uma pneumonia e etc...

O médico então disse que eu precisava me preocupar com isso e não com o CA, porque se eu voltasse a fumar isso sim me mataria e rápido.

Me mostrou as imagens e explicou tudo. Foi me subindo uma mistura de ódio , repulsa, revolta. E ele foi enfático ao terminar de ver meus exames que o tipo de câncer que eu tive não necessitava de quimioterapia. Falou inclusive que a profissional deixou de considerar o tamanho do tumor, o não comprometimento da axila, o grau de agressividade, a forma como ele se alimenta, o score zero, a proliferação mínima, as margens livres, a mastectomia...ufa...tanta coisa, tanta coisa. O tumor que havia sido retirado era LUMINAL  A, GRAU 1...etc,etc...

Falou que o fato de eu ter sido uma paciente obesa também conta, não que seja o x da questão, mas segundo ele a quimioterapia vermelha é extremamente nociva a saúde, e é chato dizer isso, pq sei de muitas amigas que estão em tratamento ou irão começar que vão ler este post. Mas tenho certeza que se vocês se informaram um pouco sabem do que estou falando...do risco de leucemia, problema cardíaco e etc...

Mas isso só está sendo dito, porque o meu caso em particular não demandaria um tratamento de quimioterapia, porque caso valesse aí sim justificaria correr tantos riscos de forma consciente...a quimio cura, mas ela mata também. Destrói as células doentes e as saudáveis também.

Eu tenho um problema sério de absorção de nutrientes por causa da redução de estomago e vivo com uma anemia pela vida toda. Minha maior preocupação seria como meu organismo reagiria diante de tudo isso. Ter que adiar uma quimioterapia uma vez tudo bem e outras vezes? E o resultado que se perde? Tudo isso me afligia a alma...porque eu queria me tratar, ainda que fossem 1000 vermelhas e mesmo sabendo de tudo que ela causa.

Por favor, não me julguem, vocês que estão em tratamento...digo e repito, é preciso se tratar, correr atrás de tudo que é apresentado, de tudo que possa salvar a vida...MAS quando isso tem validade para seu caso e tudo que ouvi a partir do que relato é que não é necessário para meu caso.

A decisão naquele momento era difícil, decidimos pegar as laminas para mandar para São Paulo para uma patologista muito conceituada que trabalha inclusive para a USP e tem só 40 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM EXAMES DE IMUNOHISToQUÍMICA e de confiança desse médico...ele ainda me explicou que caso algo ainda se mostrasse diferente dos exames até agora, eu poderia fazer um exame chamado oncotype para confirmar o que ele estava falando ou um mamaprint...exames que custam em torno de 4 mil dólares.
Correria...pega material...decide se vai pessoalmente  a SP ou sedex...liga para SP...consegui mandar o material.

No dia seguinte depois de conversar com minha cunhada, mãe...decidi procurar uma terceira opinião. Por milagre consegui uma consulta de desistência com um médico também MUITO conceituado e conhecido no Estado. Paguei particular. E lá fui eu com a minha cunhada.

A primeira pergunta que fiz a ele quando cheguei foi: o senhor dentro da sua prática e experiência profissional e postura pessoal, acredita que exista algum tipo de CA de mama que não precisa de Quimioterapia?

Ele: vários!

Então fui mostrando os exames e dizendo que ele era minha terceira opinião.

Quando ele terminou , olhou pra mim e disse: se você fosse minha paciente eu diria que você não precisa de quimioterapia...apenas hormonioterapia, que é o remédio que se toma todos os dias por 5 ou 10 anos. Ele assim como o médico do dia anterior acham que eu devo tomar por 5 anos. Ambos disseram a mesma coisa sobre tudo...tipo de tumor...tamanho, etc, etc...

Fui tomada por uma sensação de morte...engraçado, era pra me sentir feliz e aliviada, mas só lembrava do meu cabelo, agora sim ele tinha importância...

Porque preparei meu emocional para um tratamento extenso, sofrido e a perda do cabelo e agora simplesmente não preciso disso, mas já sofri dentro do meu  organismo o efeito de apenas uma que está fazendo meu cabelo cair dia após dia...

Me culpei por não ter procurado outras opiniões antes de começar a quimio...culpei a médica, quis que ela morresse, supliquei a Deus que meu cabelo não caísse...

Dentro de mim pouca certeza e muita dúvida.

Afinal, muitas pessoas segundo o terceiro médico optam em fazer a quimioterapia mesmo sabendo que não precisam. Isso para se sentirem mais seguras...a cabeça da gente pira mesmo.

Mas , eles são médicos ,estudaram, e a medicina evoluiu.

Segundo eles, esse protocolo que a medica me passou é para tumores maiores, mais agressivos e com comprometimento axilar, o que não é meu caso. Eles inclusive não entendem como meu plano liberou as 12 brancas, geralmente liberam só as 4 vermelhas em caso de mastectomizadas e sem comprometimento axilar.

Saí de lá adormecida e muito, muito, muito revoltada.

Mas não posso esquecer do que o terceiro médico disse: Andreia, a médica também não está errada, no entendimento dela a quimioterapia seria bom para você.

Eu prontamente discordei...que porra é essa...então a pessoa me entope de veneno não considerando os requisitos mínimos pra isso? Ahhhh pelo amor de Deus...

Há 10 anos atrás até seria aceitável...tumores acima de 2 cm era quimio sem pestanejar...mas agora...poxa vida...

Foi o que o segundo médico disse, atualmente estuda-se o comportamento do tumor...das células...como ele se comporta...

As pesquisas, os estudo servem pra isso...pra nos poupar de tanto sofrimento...quem diria por exemplo há 10 anos atrás que uma mulher que teve todo o seio retirado, pele, bico...estaria a menos de 2 meses com um peito de quase 350 ml graças a um expansor que estica a pele?

São coisas que a gente não entende.

É imperdoável...mas, ao mesmo tempo sei que o intuito da médica não foi me prejudicar de forma consciente.

Não quero saber de processo hoje...não quero saber de ódio dentro de mim. Mas certamente irei até ela e direi tudo que penso pra me libertar disso e se alguém quiser minha opinião pessoal eu direi de forma privada e direcionada  a quem tem interesse e necessidade, e não apenas curiosidade.

O segundo médico foi categórico em dizer sobre imperícia médica e que isso é fácil de se provar. Mas, por agora não quero saber disso.

Quero reorganizar minha cabeça, tocar a vida, lidar com essa carequisse que não era pra ser minha.

Depois dessa outra opinião só me restava esperar o resultado de SP que me custou R$ 2100...

Ansiosa ao extremo vendo bolos e bolos de cabelo caindo...minha mãe sofrendo e se  apegando a um milagre...mas o milagre já estava acontecendo.

Decidi raspar a cabeça e acabar com isso.


No fundo eu sabia de alguma forma que se Deus permitiu isso é porque tem um propósito e não cabe a mim questionar.

Finalmente o dia da Quimio chegou e eu seguindo o conselho do médico não fui...o exame chegou logo no outro dia, e a noite a secretaria do médico me liga dizendo: ANDREIA, DR....DISSE QUE PODE COMEMORAR...CONFIRMADISSÍMO...VOCÊ NÃO PRECISA DE QUIMIOTERAPIA...

Uma sensação de alívio tomou meu corpo e desde então eu só faço agradecer a Deus.

No dia seguinte que foi ontem, fui ao médico e os exames já estavam nas mãos dele.



A primeira coisa que ele me disse foi: ANDREIA, QUE PENA QUE NÃO NOS CONHECEMOS ANTES!

Então daí pra frente foi para me explicar todo o exame, mostrar, comprovar, explicar, comprovar...e dizer inclusive que um único médico brasileiro que participou do “Consenso de Saint Gallen” de 2011 foi consultado por essa patologista de SP, e que esse consenso  fala sobre os indicativos de tratamento e cuidados para as portadoras de câncer de mama (bem assim sua prevenção) e foram definidos como guiarão os especialistas  nos próximos dois  anos. 

Esse médico foi categórico em dizer que meu caso não é de quimioterapia , e que 80% das mulheres o fazem sem necessidade, pois quando existe uma margem de dúvida os médicos acabam mandando a quimioterapia...

A esperança e conforto é que daqui há 10 anos se Deus quiser, esses exames mais sofisticados e caros estarão acessíveis a todos e aí a varredura em mais de 70% das células vai dizer com certeza se é preciso quimioterapia ou não.

Foram refeitos meu exame de imunohistoquímica, a documentação fotográfica e o laudo de opinião diagnóstica.

O que tenho que dizer é: o CA que tive é altamente curável e com chances mínimas de rescindir.
Massssssssssss , é preciso que se diga que CASO ALGUM DIA ALGO VOLTE não vai ser porque não fiz QUIMIOTERAPIA...no meu caso a hormonioterapia é que vai fazer a varredura de algo que possa ter restado em meu organismo.

E seeeee algum dia volte ele vai me encontrar da mesma forma que foi desta vez...de cabeça em pé, firme e com a certeza de que nada de ruim vai me acontecer.

Parece que ainda não caiu a ficha, porque quando se fala de câncer não existe isso de merecimento...Deus não manda a doença pra ninguém....Deus não acha que fulano ou sicrano merecem mais ou menos a cura, Deus não decide que fulano vai sofrer mais ou menos do que o outro.

Mas eu sei de uma coisa: EU CONFIO E SEMPRE VOU CONFIAR EM DEUS...nunca, nunca deixei de acreditar em seus propósitos em minha vida.

Se ele me livrou disso é porque certamente tem um motivo, e eu só agradeço e mais nada.
TIVE UM LIVRAMENTO GIGANTE...UM MILAGRE MESMO...e quem me conhece e sabe um pouco da minha vida, sabe que não foi a primeira vez...já tô aqui nesse plano de hora extra rsrsrsrsr

Tô muito feliz...muito mesmo...a vida vai seguir...e tenho algo a dizer: ME APOSSEI DO LIVRAMENTO...ME APOSSEI DO MILAGRE...e não quero mais falar sobre isso depois do post..


É estranho porque estava preparada para algo extenso...

Mas tem outra coisa, toda pessoa que tem CA sofre...e isso independe do tamanho e tempo de tratamento...a gente sofre porque se depara com a possibilidade de morrer...

Minha cota de sofrimento foi de bom tamanho, mas digo a quem estiver lendo isso e estiver em tratamento quimioterápico: façam 1000 quimios se for preciso...o que importa é a cura e nada mais.

Agora, se você está em processo de cirurgia, escolha do tratamento, por favor um alerta e acho que isso foi uma das coisas que Deus quer que eu faça:

PROCURE SEMPRE UMA SEGUNDA, TERCEIRA, QUARTA OPINIÃO...Leia, estude, informe-se, questione, duvide...a fé nos profissionais não pode ser cega...ela tem que ser com um tampão no olho até que você decida o que vai realmente fazer.

Continuem a pedir pela minha vida, pelo meu filho como sempre fizeram até agora...ainda não posso ser considerada curada, pois é preciso um tempo de 5 anos, isso se não entrar na menopausa precocemente e precisar trocar de medicação...mas, isso não me importa, algo dentro de mim diz que tudo que passei e ainda passo foi pra me sacudir mais uma vez.

Vou ser egoísta no sentido de cuidar de mim, da minha vida...de esperar pouco dos outros, de não criar expectativas...mas também para me tornar um ser humano melhor para os outros...ser prestativa...doar meu tempo e ajudar financeiramente como eu puder a quem precisa.

Não sei ainda se continuo com esse blog que é tão especifico sobre CA, pensando em voltar para meu blog pessoal que fala sobre tudo, mas aí eu aviso a quem quiser me seguir...

Obrigada pelo carinho, pelo apoio, foi e ainda é de muita importância...

Deus esteve presente em todos os momentos...através das pessoas que rezaram por mim, que oraram, que louvaram, que clamaram...

Esteve presente na espiritualidade que me segurou através de pessoas que me ajudaram, me acolheram e me deram a certeza que isso seria passageiro...

Não posso deixar de agradecer a algumas pessoas em especial...minha mãe, minha cunhada, Rosária que me ajuda com meu filho, minha tia Maura, minha comadre Patrícia e ao Rewan...ahhh é tanta gente....não posso ser injusta e nem é isso, mas essas pessoas foram peças chaves neste período e tenho certeza que ainda serão. AHHH ..ao DR. Marco Antônio meu cirurgião querido...e a Janaina que foi usada por Deus.

Ahhh meu pai...a certeza que ele segurou ,segura e sempre vai segurar a minha mão...hoje faz 1 ano que faleceu...
Pai...foi por você também que me fiz mais forte do que pensei que pudesse ser...
Tenho certeza que está orgulhoso de mim...e se Deus quiser assim o farei por muitos e muitos anos ...







Estava doida pra contar rsrsrsr

DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOO, PERFEITOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...!!! 

10 comentários:

  1. MEU DEUS!!!!!!QUE COISA MAIS LINDA E MARAVILHOSA ACABEI DE LER.ESTOU EMOCIONADA, ACREDITE TORCI MUITO POR VOCE, LEMBRA NO DIA QUE NOS CONHECEMOS? DEPOIS DAQUELE DIA TODOS OS DIAS EM PENSAVA EM VOCE,E PEDIA A DEUS PRA TE FORÇAS PARA AQUENTAR ESTA BATALHA.GRAÇAS A DEUS TUDO DE BOM DE ACONTECEU.DEUS É FIEL.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Andrea..... MUito feliz por vc!

    ResponderExcluir
  3. DEUS SEJA LOUVADO...mto mto mtoo maravilhoso isso,milagre divino,feliz demais por vc...

    ResponderExcluir
  4. muito lindo o agir de Deus,estou com câncer de mama estou terminando a quimio ,vou passar pela cirurgia em abril,mas sei que tudo que estou passando e porque Deus tem um plano em minha vida,eu creio que estou curada em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  5. Olá Andrea. Estou em uma situação muito parecida com a sua, pra ser mais exata praticamente idêntica.Fiz mastectomia na mama direita no último dia 19/09/2016, e o resultado da minha biopsia saiu no dia 27/09. A himunostoquimica dessa biopsia ainda não está pronta, mas hoje a minha mastologista me encaminhou ao oncologista, e fiz a consulta na sequencia do retorno com a mastologista. O oncologista avaliou todos os exames, juntamente com o resultado da biopsia realizada quando da mamotomia e disse que no meu caso eu preciso decidir se quero fazer a quimio (seriam 4 ciclos) pois pelo protocolo seria recomendável, não obrigatório. Que não tem como saber se a quimio terá algum resultado para mim, mas seria o protocolo. Estou totalmente confusa, não esperava por isso. O meu tumor tinha 2cm. Você pode me informar o tamanho do seu? Grata. Luzia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luzia, desculpe a demora, estou meio ausente
      Como vc está? Já deve ter feito o tratamento ou iniciado né? Tinha 1,5 cm, quase 2.

      Excluir
  6. SE O MAR, NOS SUBMERGIR, A MÃO DE DEUS sempre nos tras a tona para respirar

    ResponderExcluir
  7. SE O MAR, NOS SUBMERGIR, A MÃO DE DEUS sempre nos tras a tona para respirar

    ResponderExcluir
  8. SE O MAR, NOS SUBMERGIR, A MÃO DE DEUS sempre nos tras a tona para respirar

    ResponderExcluir

Andreia Turra. Tecnologia do Blogger.

© 2011 Caraca! Câncer de Mama..., AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena